segunda-feira, 25 de abril de 2011

Com que roupa eu vou?




Acredito que uma das primeiras preocupações que temos quando somos convidados a um evento ou festa é esta: Com que roupa eu vou? 
Sempre vem a dúvida se a festa será a rigor ou não. As mulheres ficam na indecisão do vestido ao joelho ou longo. Os homens se usam terno ou se é um traje, como dizem, “esporte fino”. As inquietações das mulheres sempre são mais extensas e talvez intensas: que sapato, que maquiagem, que jóia, talvez um regiminho antes para o vestido ficar melhor e o cabelo... solto ou preso?...e assim vai... Ficamos preocupados se estaremos enquadrados no padrão da festa. Não queremos destoar ficando simples demais ou exageradamente emproados para ocasião.

E se eu te falasse que você foi convidado a uma festa de casamento na realeza? Neste ano de 2011 com certeza o convite que foi mais cobiçado é a do casamento do príncipe William e a sua noiva, Kate Middleton. Uma festa para poucos e tão esperada que até pessoas famosas, que tem entrada livre em muitas festas, neste casamento foram barradas... muitos se convidaram, quem diria, famosos implorando por convites.


Voltando ao convite. Sim! Você recebeu um convite para ir à festa dos séculos! Você está convidado a estar com a realeza! Em Mateus 22 Jesus nos conta uma parábola “A parábola das bodas”. E Jesus começa: O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho, ou seja, o casamento do príncipe (v.2)! Ele nos conta que o rei enviou os seus servos para chamar os convidados, mas os convidados nem ligaram para o convite, isso mesmo, foram convidados a celebrar com o rei e não quiseram. Como tudo já estava pronto para festa, o rei insistiu e falou aos seus servos voltarem, mas os convidados estavam muito ocupados com seus afazeres, seus negócios, suas vidas e não quiseram ir (v.5). O pior que alguns convidados até mesmo mataram e ultrajaram os servos que estavam fazendo o convite (v.6). Acredito que não foi fácil para este rei... preparar uma festa tão grandiosa para o casamento do príncipe e ter a surpresa de que poucos estavam interessados a ir. Imagino o rei preocupado com os mínimos detalhes para surpreender seus convidados, mas aqueles que ele planejou receber tão bem, agora estavam o desprezando. Mesmo assim, Jesus nos conta que o rei não desistiu de realizar sua grandiosa festa, tudo estava devidamente preparado, a única coisa que mudaria eram seus convidados (v.9)... O rei fala para seus servos ir para todo canto da cidade e convidar a todos, e o que me surpreende é que os servos saem e convidam todos, tanto bons quanto maus (v.10)! Todos foram convidados pra festa na realeza, trabalhadores, pais de família, comerciantes, mendigos, ladrões, prostitutas, corruptos, humildes, maus e bons... Todos! O grande rei chamou a todos para sua magnífica festa. Todos! O Grande Rei me convidou! E convidou você!!!

Não gostaria que o Grande Rei se decepcionasse novamente com seus convidados. Mas a parábola continua nos contando de um homem que aceitou o convite, foi ao casamento, mas não se incomodou em perguntar: Com que roupa eu vou? (v.11-12)

Você já aceitou o convite para as Bodas do Cordeiro?
Você já se perguntou... Com que roupa eu vou?

A parábola contada por Jesus nos instiga a fazer esta pergunta. Nos fala claramente que não basta somente aceitar o convite. Talvez seremos convidados que entrarão na festa, como este homem, e logo seremos expulsos por não estar adequadamente vestidos (v.13)... não porque somos pobres e não podemos comprar uma vestimenta adequada. Isto remete ao pouco caso, ao desprezo, ao descaso de não nos tocarmos que estaremos frente a frente com o Grande Rei!!

Devo esclarecer que não estamos falando de roupas e sapatos que compramos em lojas. Estas roupas que nos referimos aqui são as roupas espirituais, aquilo que reveste seu interior (podemos meditar sobre isto num próximo post). Ficaria bem mais tranqüila se fossem roupas que compramos ou mandamos fazer... Já estamos acostumados a nos preocupar com vestidos, calças e camisas... Mas, já estas roupas que a parábola se refere e a Bíblia faz menção em várias passagens, são as que deixamos de nos preocupar a muito tempo, as vestes que embelezam nosso interior.

A Bíblia nos conta que Ester ficou 12 meses sendo preparada para estar com o rei Assuero. Conta-nos também que Daniel e seus amigos ficaram 3 anos sendo preparados para estarem na presença do rei da Babilônia. E agora, meu amigo, te pergunto: Com que roupa você estará nas bodas do Cordeiro? Isso é, se você aceitou o convite...

Preocupamo-nos em preparar-nos para tantas ocasiões, creio que não é conveniente fazer esta grande desfeita de não dar o devido valor ao convite que nos foi feito por Deus.

Muitos pensam que só o fato de ter aceito o convite é o que basta...
Sendo o mais claro possível. Hoje talvez você já aceitou Jesus, foi  batizado, participa na igreja, tem seus cargos, pode ser até algum professor ou até pastor... Mas você já se perguntou com que roupa você irá às Bodas do Cordeiro? Como devo me apresentar diante do Grande Rei dos reis? Esta parábola nos diz claramente que o fato de você um dia ter aceito o convite de Jesus não te tira a responsabilidade de se preocupar como você estará vestido diante Dele! Enquanto você viver como cristão nesta terra, você terá que se submeter ao gesto de se despir de suas roupas velhas e vestir as roupas novas, as roupas mais dignas que você consiga para estar diante do Rei! Para estar dignamente apresentável - para honra e glória do grande Rei - você terá que separar tempo, terá que rever suas prioridades... e desejar muito,muito mesmo, contar os dias e as horas para estar neste grande casamento real!

Espero que você entenda a importância desta pergunta, e comece hoje seus preparativos!!!


em Cristo,

Jackeline Terra


2 comentários:

  1. Muito massa! **)

    Gostei demais.

    God Bless you.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que Deus falou ao seu coração!!
    Em tempos que até mesmo nós cristãos só pensamos nas roupas externas podemos meditar bastante nas passagens que falam sobre nossas roupas espirituais.

    Em Cristo
    @JackelineTerra

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...