domingo, 10 de abril de 2011

O Segredo do Viver




Os hinos inspirados por Deus não envelhecem, mas continuam falando ao nosso coração e nos ajudando em nossa caminhada cristã. Este hino não somente conforta o coração daquele que o entoa, contudo também revela o único e verdadeiro Segredo do viver!




O Segredo do Viver
Cantor Cristão 330

Quando nos cercar o mal,
Ao rugir o temporal,
Em Jesus é confiar,
Nunca poderá falhar.


Quando a dor ou aflição
Vem turbar o coração,
É preciso confiar,
A Jesus tudo entregar.



Quando fraco me sentir,
Quando o mundo me oprimir,
E pesar a minha cruz,
'Crê somente!' - Diz Jesus.


Quer nas trevas, quer na luz,
Sempre perto está Jesus,
Perto e pronto pra salvar
Quem somente confiar.


O segredo do viver,
O segredo do vencer,
É em Cristo confiar!
Nunca, nunca duvidar!


 ...
Estes versos foram escritos por Henry Maxwell Wright conhecido pelas iniciais H. M. W. Nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 7 e Dezembro de 1849. Dedicou-se, primeiramente, ao comércio, mudando-se, depois para Londres a fim de cuidar dos seus interesses profissionais. Foi ali que se converteu ao Senhor. Era filho de pais ingleses,  os quais eram verdadeiramente Cristãos.
Depois de auxiliar o célebre pregador Dwight Lyman Moody numa grande campanha de evangelização realizada em Londres, em 1874 e 1875, abandonou a sua próspera carreira comercial para dedicar-se à evangelização da Inglaterra e Escócia.
Dedicou-se à evangelização na Inglaterra e Escócia durante três anos. Em 1887 regressou a Portugal. Trabalhou não só no Continente, mas também nas ilhas, como Madeira e São Miguel, nos Açores. Visitou o Brasil quatro vezes: uma em 1881, outra em 1890-1891, outra em 1893 e, por último, em 1914, a convite de J. L. F. Braga, crente brasileiro que morava na cidade do Porto, Portugal.
Wright achava que Deus o queria como missionário na China - exatamente como aconteceu a Gunnar Vingren - porém, iniciou o seu trabalho em Portugal ao verificar a falta de obreiros para pregar o Evangelho entre os que falam a Língua de Camões.
Esteve várias vezes nos Estados Unidos anunciando o Evangelho de Jesus entre as colônias portuguesas. No Brasil, chegou a ser preso sob a acusação de inimigo da "religião oficial", pois era poderoso pregador e após as suas mensagens aconteciam muitas conversões.
Henry Maxwell Wright, possuidor de uma bela voz, não hesitava em cantar a solo nas suas reuniões evangelísticas. Dizem até, que foi dele a iniciativa de cantar "corinhos" no Brasil, forma de música ainda popular nos cultos ao Senhor. Wright contribuiu grandemente para a hinologia quer de Portugal quer do Brasil, pois foi o autor ou tradutor de cerca de 200 hinos entre os quais alguns "corinhos". O seu nome de autor aparece em livros de cânticos tais como “Hinos e Cânticos”,  "Salmos e Hinos", "In Memoriam", "Cantor Cristão", "Cânticos de Alegria" e diversos outros hinários.
Um irmão testemunhou a respeito do irmão Wright, dizendo o seguinte: "A minha amizade com Henry Maxwell Wright durou uns 20 anos, até ao fim da sua vida. O que mais aprecio lembrar dele é que durante todos os anos da nossa amizade, nunca cheguei a saber qual era a sua denominação. Ele nunca disse e eu nunca perguntei! Porém, por toda a parte os interesses de Deus eram os seus interesses e o povo de Deus, os seus irmãos em Cristo".
Wright está sepultado no Cemitério Britânico do Porto, em Portugal, pois partiu para o Senhor nesta cidade, no dia 23 de janeiro de 1931.
 ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...